O propósito deste livro é contribuir para o estudo da relação entre a adolescêcia e o consumo, por meio da análise da publicidade de produtos de higiene e beleza destinados a esse grupo etário. O consumo, na contemporaneidade, tem figurado como rito de passagem para a vida adulta e permeia a experiêcia adolescente em seus vários aspectos: processos de construção da autonomia em relação aos pais, de inserção na esfera pública, de definição da relação com o próprio corpo etc. Na obra, são discutidas ainda a construção e a valorização social da higiene e da beleza, sua consolidação ao longo do tempo e os apelos predominantes dessas indústrias em relação ao público feminino – condições que possibilitaram o sucesso das linhas teens dessa categoria de produto. O conflito entre o corpo "inevitável" (sujeito às mudanças da puberdade) e o corpo midiático (aquele prescrito pelos conteúdos dos meios de comunicação) se apresenta aos jovens – que, imersos numa cultura midiática, enfrentam as alterações físicas do fim da infância. A análise dos anúncios permite identificar as representações da adolescêcia que predominam na publicidade e as estratégias persuasivas mais utilizadas em relação a esse “público-alvo”;. O livro convida a uma reflexão crítica sobre a comunicação destinada a essas pessoas em desenvolvimento, buscando identificar que outras mensagens, além do apelo de consumo, estão sendo apresentadas ao público adolescente. O conflito entre o corpo "inevitável" (sujeito às mudanças da puberdade) e o corpo midiático (aquele prescrito pelos conteúdos dos meios de comunicação) se apresenta aos jovens – que, imersos numa cultura midiática, enfrentam as alterações físicas do fim da infância. A análise dos anúncios permite identificar as representações da adolescêcia que predominam na publicidade e as estratégias persuasivas mais utilizadas em relação a esse “público-alvo”;. O livro convida a uma reflexão crítica sobre a comunicação destinada a essas pessoas em desenvolvimento, buscando identificar que outras mensagens, além do apelo de consumo, estão sendo apresentadas ao público adolescente.