O livro Avaliação Emancipatória na Educação de Jovens e Adultos – Um caminho a ser construído da exclusão à emancipação traz um estudo sobre os elementos que podem conduzir à realização de uma avaliação emancipatória na Educação de Jovens e Adultos. Os educandos dessa modalidade de ensino trazem, na sua trajetória de vida, de alguma forma, a negação do direito à educação. Muitos desses educandos, ao final do período letivo, são avaliados com aprendizagem insatisfatória e são reprovados, sendo que a EJA deveria ser o pagamento de uma dívida social não reparada às pessoas que não tiveram acesso, permanência, nem sucesso escolar. Esta obra nasce a partir dessa reflexão, na defesa do direito a uma avaliação considerando as características dos educandos de EJA, que não poderão, numa segunda passagem pelos bancos escolares (ou primeira), sofrer, novamente, outra negação, tendo como responsável a avaliação. O livro é como um roteiro detalhado de viagem para que o leitor possa percorrer o caminho do estudo realizado sobre a avaliação emancipatória na EJA. A viagem começa pelo estudo sobre quem é o público da EJA, sem o qual não é possível compreender a importância da temática desse estudo. Envereda-se, em seguida, pelo atendimento à EJA, abordando os aspectos relacionados às políticas públicas, currículo, formação de professor e principalmente sobre a avaliação. Em cada um desses aspectos, foram analisadas as denúncias, mas sobretudo os anúncios para continuidade dessa jornada. O caminho segue para que o leitor percorra o detalhamento do a análise, com as etapas de uma pesquisa-ação participante, cuja análise, tanto documental quanto de conteúdo, apontou a necessidade, em diversos aspectos, de superação da contradição da realização de uma educação pautada em educação popular num sistema de ensino formal. Chega-se ao final da viagem com uma bagagem cheia de material colhido durante o percurso que nos traz uma aproximação das condições necessárias para a realização de uma avaliação emancipatória na EJA.