Unidades de informação se caracterizam por espaços físicos e ou virtuais que assumem a função de propiciar o acesso, o compartilhamento e a socialização de informações e conhecimentos para organizações de quaisquer tipos desenvolverem seus processos. Constituem, assim, arquivos, bibliotecas, centros de informação, centros de documentação, centros de recursos de informação e centros de memória, entre outros. Nessa perspectiva, é correto afirmar que as unidades de informação fortalecem a construção de cidadania e contribuem para o desenvolvimento da sociedade. Isso, pois constituem-se um elemento importante para que processos de tomada de decisão, pessoais ou organizacionais, sejam baseados em informação, e por conseguinte, dotados de autonomia e criticidade. No que tange à gestão de unidades de informação, a implementação e o desenvolvimento de processos organizacionais eficientes, assim como modelos de gestão aplicados às organizações de maneira geral, são subsídios para os processos de gestão estratégica da informação, que, por sua vez, são basilares para a redução da incerteza e da insegurança em processos decisórios organizacionais. O presente livro se dedica a temas fundamentais para uma gestão eficaz e eficiente no âmbito de unidades de informação. Nesse sentido, constitui-se em uma obra direcionada para estudantes ou profissionais da informação que se preocupam com o rumo e o posicionamento das unidades de informação em que atuam, seja internamente, no contexto das organizações mantenedoras, ou no macroambiente.