“Este não é um tratado técnico sobre encadernação nem uma história deste ofício”. A afirmação do autor logo de início pode causar o desinteresse do leitor que está à procura de um bom manual de encadernação. Mas não se engane: se este não é um manual técnico em sua forma, cumpre tal função em sua essência, sendo indispensável àqueles interessados a aprender em profundidade as artes e ofícios da encadernação (sobretudo aos que já possuem conhecimento básico do ofício), pois aqui se encontram não só preciosas lições sobre os estilos das escolas do período clássico da encadernação como também o passo-a-passo para a escolha dos melhores materiais de que se constituirá o livro bem encadernado. Traz ainda o clássico ensaio A gravação a ouro e sua técnica, uma genuína aula sobre as ferramentas de douração e as técnicas empregadas em seu uso na douração das encadernações.
O livro que desejo encadernar deve ter a lombada abaulada ou quadrada? Deve ser em meia de couro ou em couro pleno? Como escolher os padrões decorativos gravados em ouro na hora de montar minha biblioteca?
Fletcher Battershall escreveu este verdadeiro tratado do gosto voltado à arte de encadernar para nos auxiliar nestas e em muitas outras escolhas conscienciosas que o conhecedor das boas encadernações deve ter em mente no momento de dialogar com seu encadernador sobre a escolha das características estruturais e estéticas que comporão o livro que deseja encadernar.