A presente obra, efeito de implicação coletiva, agrupa trabalhos de jovens professores(as) pesquisadores(as) atravessados(as) pela psicanálise que compartilham entre si uma singularidade: são autores(as) vinculados(as) ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (PPGE/UnB) que durante os cursos de mestrado e/ou doutorado estiveram sob orientação da professora Inês Maria Marques Zanforlin Pires de Almeida, na Linha de Pesquisa Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação (EAPS). Em comemoração ao 80º aniversário dessa docente – que há quase 60 anos se dedica à educação e desde o início dos anos 2000 orienta dissertações e teses no campo Psicanálise e Educação –, reunimos nesta coletânea textos decorrentes de investigações acadêmicas ou emergidos de inquietações pessoais dos(as) pesquisadores(as) sobre temas e questões que atravessa(ra)m suas trajetórias de vida, formação acadêmica e vivências profissionais. Um século depois de Sigmund Freud [1856-1939] pontuar no prefácio de Verwahrloste Jugend (Aichhorn, 1925) que a (im)possível relação Psicanálise e Educação, provavelmente, seria tema de “minuciosos estudos” em um futuro não distante, este livro testemunha sua aposta ao apresentar nas entrelinhas de sua escrita capítulos cujas raízes se enredam pelo solo fértil dos estudos psicanalíticos no campo da educação, cada vez mais crescentes no Brasil.