O livro organizado por Ana Chrystina Mignot, reconhecida e inspiradora pesquisadora em História da Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro nos últimos 25 anos, no qual reúne textos escritos por autoras de teses e dissertações sob sua orientação e um ensaio próprio, é exemplo raro de cuidado e interesse acadêmico. Obra preciosa pelo conjunto de investigações narradas trata de temas-chave dos estudos educacionais, tais como as questões de análise e interpretação de documentos em instituições de guarda, arquivos escolares e pessoais; produção, circulação e apropriação de práticas e ideias educativas; memórias de estudantes, professores, professoras e intelectuais; em registros diversos como cartas, diários, cadernos, relicários, manifestos, jornais, periódicos escolares, postagens nas redes sociais e em espaço de privação de liberdade. Aquilo que está nas entrelinhas do melhor do mundo acadêmico – os processos singulares de construção de objetos de pesquisa; sobressai na escrita desse livro, exemplo de trabalho partilhado e das relações complexas de formar novos pesquisadores. Impossível ao ler esses escritos, não lembrar Walter Benjamin: os fragmentos de histórias, em um instante de iluminação do observador atento aos agentes e materialidade documental, fazem surgir o bem inestimável de novas constelações de conhecimentos. - Dislane Zerbinatti Moraes Professora da Faculdade de Educação Universidade de São Paulo