Este livro, fruto do trabalho desenvolvido pelo grupo de pesquisa MUSIPEC – Grupo de Pesquisa em Música, Práticas Curriculares e Pedagogia do Canto (Infantil e Adolescente) procura fomentar reflexões sobre os caminhos para se trabalhar o canto com crianças a adolescentes. O MUSIPEC foi fundado em abril de 2019 com o intuito de promover o desenvolvimento de pesquisas em educação musical com ênfase nos estudos curriculares em música e na pedagogia vocal infantil e adolescente. Percebe-se que são escassas as pesquisas que se destinam a analisar essas temáticas no país e considera-se que as questões didáticas e pedagógicas devem ser analisadas tanto sob o viés teórico como empírico. No que concerne à pedagogia vocal, percebe-se que parte significativa das pesquisas realizadas no Brasil são direcionadas para as questões técnicas da aprendizagem do canto. Pretende-se, aqui, abrir espaço para discussões e reflexões que envolvam não apenas o pensar sobre o que deve ser ensinado em termos técnico-vocais às crianças e adolescentes, mas o como, tendo em conta os diferentes contextos e sujeitos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Espera-se também que a leitura desta obra possa contribuir para os profissionais que atuam na área e para se pensar o desenvolvimento de práticas vocais mais balizadas cientificamente e que tenham em conta o que as crianças e os adolescentes, naquele momento, podem fazer; sem replicar modelos realizados com adultos; sem adultização vocal.