O INSTITUTO DOS ADVOGADOS DE SÃO PAULO, fundado em 29 de novembro de 1874, declarado de utilidade pública pelo Decreto Federal nº 62.480, de 28 de março de 1968, Decreto Estadual nº 49.222, de 18 de janeiro de 1968 e Decreto Municipal nº 7.362, de 26 de janeiro de 1968, associação civil de fins não econômicos que congrega os principais juristas, professores, advogados, magistrados e membros do Ministério Público do país, admitidos por rigorosa avaliação com pareceres e votação, dedica-se aos altos estudos e a difusão dos conhecimentos jurídicos, ampliando os horizontes da cultura e das carreiras jurídicas em benefício da sociedade.
A fundação da Editora IASP foi o marco da comemoração dos 140 anos das atividades do Instituto dos Advogados de São Paulo cuja essência sempre foi o debate que ecoa e se pereniza com as publicações.
O presente livro representa, com toda a intensidade, o objetivo da Editora IASP de publicar livros a partir da seleção de teses, dissertações, trabalhos e pesquisas de excelência, bem como a Revista do IASP e revistas especializadas a partir dos trabalhos das Comissões de Estudos.
A importância da Editora IASP não poderia ser melhor espelhada senão com esta obra do Professor Catedrático Eduardo Vera-Cruz Pinto que também integra o IASP na qualidade de Associado Honorário.
O privilégio de introduzir esse livro nas letras jurídicas nacionais não se compara com a oportunidade de conviver com o autor em diversas jornadas acadêmicas. É fundamental, para qualquer leitura, conhecer o autor para ampliar os horizontes da nossa reflexão.
Eduardo Vera-Cruz Pinto é um dos principais intelectuais dos nossos tempos. A inteligência provocante, com destacada retórica, somada a refinada cultura, permitem a evolução da ciência jurídica. O “Futuro da Justiça” impressiona pela franqueza e coragem para que possamos realmente ajustar os rumos da administração da justiça, da qual todos fazemos parte e somos destinatários.
A publicação no Brasil desta obra, lanç