Este livro trata da transparência no Jornalismo Guiado por Dados (JGD), conjunto de saberes e práticas vinculado ao jornalismo digital e em rede, e inserido em um cenário de excesso de informação e desinformação. Está assentada sobre as teorias do jornalismo como forma e formas de conhecimento. Imbricada com valores fundamentais como a verdade e a objetividade, a transparência diz respeito à abertura de processos e decisões editoriais, permitindo que a audiência tenha acesso a informações normalmente assimétricas na relação entre jornal e público. Dessa forma, a autora apresenta a transparência em duas amplas vertentes: como operadora de uma prática ética e como recurso discursivo de legitimação. Para examinar como este valor aparece no produto jornalístico, combina o estudo de casos múltiplos e o estudo de caso como ilustração, observando a cobertura de 11 jornais brasileiros de referência e nativos digitais em relação à pandemia de Covid-19. Como resultado, sistematiza 15 elementos de transparência, distribuídos nos níveis organizacional e operacional, detectados na cobertura feita dentro do JGD e no livro dispostos em ordem alfabética: assinatura, perfil e expertise; contato; correção de erros; data de publicação; documentos; fontes de dados; fontes de financiamento; graus de incerteza; marcas de apuração; manual da redação e princípios editoriais; metodologia; política de diversidade; política de privacidade; tipo de conteúdo; reprodutibilidade e código aberto. Esses parâmetros servem como guia para o que a autora denomina de Protocolo de Transparência no Jornalismo Guiado por Dados, destinado à análise de produtos jornalísticos já publicados. Por fim, detectando uma lacuna teórico-experimental, produz a proposta de Método para o Jornalismo Guiado por Dados com foco na transparência e na reprodutibilidade para implementação em iniciativas jornalísticas orientadas por dados. A pandemia acelerou o processo de incorporação da transparência como valor fundamental para o JGD, demonstrada anteriormente no discurso de profissionais e agora verificada na esfera do produto. A tendência é de que essas mudanças perdurem e se aprimorem, reafirmando o compromisso do JGD de se aproximar da ciência pela via do método para gerar um tipo de conhecimento específico, mais contextual e duradouro.