Minha sacola

    OS ELEMENTOS DE TRANSPARÊNCIA NO JORNALISMO GUIADO POR DADOS - VOL. 19

    Favoritar
    Ref:
    1025721

    Por: R$ 58,00

    Preço a vista: R$ 58,00

    Comprar

    Calcule o frete:

    Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.

    Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região

    Editora
    ISBN
    Páginas
    Idioma
    Peso
    Acabamento

    Sinopse

    Este livro trata da transparência no Jornalismo Guiado por Dados (JGD), conjunto de saberes e práticas vinculado ao jornalismo digital e em rede, e inserido em um cenário de excesso de informação e desinformação. Está assentada sobre as teorias do jornalismo como forma e formas de conhecimento. Imbricada com valores fundamentais como a verdade e a objetividade, a transparência diz respeito à abertura de processos e decisões editoriais, permitindo que a audiência tenha acesso a informações normalmente assimétricas na relação entre jornal e público. Dessa forma, a autora apresenta a transparência em duas amplas vertentes: como operadora de uma prática ética e como recurso discursivo de legitimação. Para examinar como este valor aparece no produto jornalístico, combina o estudo de casos múltiplos e o estudo de caso como ilustração, observando a cobertura de 11 jornais brasileiros de referência e nativos digitais em relação à pandemia de Covid-19. Como resultado, sistematiza 15 elementos de transparência, distribuídos nos níveis organizacional e operacional, detectados na cobertura feita dentro do JGD e no livro dispostos em ordem alfabética: assinatura, perfil e expertise; contato; correção de erros; data de publicação; documentos; fontes de dados; fontes de financiamento; graus de incerteza; marcas de apuração; manual da redação e princípios editoriais; metodologia; política de diversidade; política de privacidade; tipo de conteúdo; reprodutibilidade e código aberto. Esses parâmetros servem como guia para o que a autora denomina de Protocolo de Transparência no Jornalismo Guiado por Dados, destinado à análise de produtos jornalísticos já publicados. Por fim, detectando uma lacuna teórico-experimental, produz a proposta de Método para o Jornalismo Guiado por Dados com foco na transparência e na reprodutibilidade para implementação em iniciativas jornalísticas orientadas por dados. A pandemia acelerou o processo de incorporação da transparência como valor fundamental para o JGD, demonstrada anteriormente no discurso de profissionais e agora verificada na esfera do produto. A tendência é de que essas mudanças perdurem e se aprimorem, reafirmando o compromisso do JGD de se aproximar da ciência pela via do método para gerar um tipo de conhecimento específico, mais contextual e duradouro.

    Ficha Técnica

    Especificações

    ISBN9788552403128
    Pré vendaNão
    Peso270g
    Autor para link
    Livro disponível - pronta entregaNão
    Dimensões21 x 14 x 1.1
    IdiomaPortuguês
    Tipo itemLivro Nacional
    Número de páginas202
    Número da edição1ª EDIÇÃO - 2022
    Código Interno1025721
    Código de barras9788552403128
    AcabamentoBROCHURA
    AutorGEHRKE, MARÍLIA
    EditoraINSULAR
    Sob encomendaSim

    Conheça outros títulos da coleção

      Este livro é vendido

      SOB ENCOMENDA

      Prazo estimado para disponibilidade em estoque: dias úteis

      (Sujeito aos estoques de nossos fornecedores)

      +

      Prazo do frete selecionado.

      (Veja o prazo total na sacola de compras)

      Comprar