O título do presente livro - Pesquisas e Produtos Educacionais em Ensino de Ciências e Matemática - é autoexplicativo, no sentido de que reflete exatamente seu conteúdo. Dos seus 15 capítulos, os três primeiros foram constituídos por entrevistas concedidas por iminentes pesquisadores, a saber: Maria Isabel Tavares Pinheiro Martins, João Pedro Mendes da Ponte e Mónica Ester Villarreal, que têm se de- dicado, respectivamente, às temáticas do Ensino de Ciências (Naturais), da Formação de Professores e das Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino. Os demais capítulos refletem parcialmente a produção acadêmica, especificamente os Produtos Educacionais desenvolvidos recentemente no âmbito do curso de Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul - São Paulo/SP. Estes capítulos são, portanto, de autoria de alunos e ex-alunos do referido Programa com seus orientadores de pesquisa. O livro insere-se no conjunto das comemorações dos 20 anos de funcionamento do Programa, refletindo uma trajetória de construção e amadurecimento do trabalho em pesquisa acadêmica e formação de professores, agora mestres profissionais que desenvolveram os produtos retratados nos capítulos. O Programa se consolidou, ao mesmo tempo que foi se renovando ao acompanhar as tendências de ensino e de pesquisa de seu tempo, e constituiu uma rica gama de Produtos Educacionais, deixando um rico legado decorrente de seu esforço e sincero empenho na boa qualidade da formação de seus mestres, oriundos de diversas regiões do Brasil, e, portanto, na melhoria da qualidade do Ensino de Ciências e Matemática em nosso país.