O termo propaganda remonta a um passado que nos parece longínquo, porém, mantém-se presente na atualidade e sob diversas formas. Ao longo dos anos, a propaganda tem inovado e servido propósitos políticos e sociais concretos, sobretudo, para dirigir o seu público-alvo na tomada de decisões. Este livro, além de contextualizar a origem e diferentes conotações do próprio conceito de propaganda, desde o século XVII até hoje, pretende descrever algumas das perspetivas de teóricos conceituados dentro da área da história da propaganda, bem como algumas das técnicas psicológicas e sociológicas criadas por figuras relevantes após a Primeira Guerra Mundial. A problemática da propaganda na Rússia é, igualmente, um dos principais focos deste livro, nomeadamente, pela sua influência e relevância não só na sociedade russa, mas também no Ocidente. Por se tratar de um tema intemporal, é uma obra de leitura imprescindível para todos os profissionais da segurança e áreas sociais, políticos, jornalistas e leitores interessados em questões relacionadas com a verdade e a liberdade. Temas abordados: · A propaganda na Primeira Guerra Mundial, as suas consequências e aplicações, · Contextualização da propaganda soviética e nazi, · Apresentação de autores importantes na teorização da propaganda, · Descrição dos diversos tipos, regras e técnicas de propaganda, · As funções da propaganda em diferentes contextos sociais e políticos, · O soft power, a antipropaganda, a censura e a contrapropaganda.