"Esta obra traz artigos de autores brasileiros, advogados militantes em seus respectivos Estados e apaixonados pelos seus respectivos clubes, com um olhar atento para o movimento de aperfeiçoamento da governança na gestão do futebol brasileiro. Temas complexos e inovadores de uma mudança que está em curso e precisa ser objeto de estudos e trabalhos não apenas jurídicos, mas em conexão com diversas áreas do conhecimento, como contabilidade, finanças, auditorias, tecnologia, entre outras.
Se nossa história futebolística é marcada por glórias e conquistas históricas, a gestão de nossos clubes (associações e sociedades civis) tem uma trajetória no sentido oposto, de pouca transparência, má gestão, endividamento, insolvência, muitas vezes inexplicáveis diante do tamanho das torcidas e rendas geradas. A Lei das SAFs - Sociedades Anônimas do Futebol é o marco legal que irá transformar para melhor – e já está acontecendo – a governança corporativa e a gestão dos clubes de futebol brasileiros, em todos os seus aspectos.
Pretende-se com isso atrair investidores nacionais e estrangeiros para que promovam uma verdadeira revolução na transparência, prestação de contas, integridade e resultado, permitindo uma visão de longo prazo que levará nossas equipes, independente em qual série estiverem, a uma cada vez melhor performance esportiva e empresarial, gerando ciclos virtuosos, para que todas suas agremiações continuem a promover nossa paixão nacional pelo futebol da forma mais competitiva e virtuosa.
"