O livro Vamos Ler ao Piano: práticas de pré-leitura na iniciação pianística, Volume 1, apresenta atividades e práticas para o desenvolvimento da leitura-escrita musical de crianças, iniciantes de piano. O livro inclui três tipos de leitura-escrita sonora, anteriores à leitura absoluta, que são apresentados em três capítulos: (1) Leitura Musical por Signos Sonoros; (2) Leitura Musical por Traços; (3) Leitura Musical por Dedilhados. De forma lúdica, os capítulos apresentam conteúdos musicais independentes, progressivos e complementares. Os principais objetivos do livro são: (1) fornecer material pedagógico para o desenvolvimento da leitura musical de alunos iniciantes de piano; (2) apresentar a pré-leitura pianística aos alunos, motivando-os a se interessarem pela leitura musical e a se conectarem prazerosamente com ela; (3) desenvolver a coordenação motora e estabelecer a relação entre o desenvolvimento da leitura e as habilidades motoras básicas, partindo de gestos e ações físicas rudimentares em direção ao refinamento motor e ao uso individual dos dedos; (4) vivenciar os parâmetros do som e experimentar o pedal de sustentação; (5) preparar os alunos para o desenvolvimento posterior da leitura absoluta, fornecendo as estratégias fundamentais para a prática da leitura à primeira vista. Ao longo do livro, as práticas de leitura são inseridas em séries distintas que incluem as seguintes atividades: histórias e jogos no piano, preparações e explicações para atividades de leitura, canções com acompanhamento do professor, leituras à primeira vista e escrita musical.