A constituição cidadã de 1988 trouxe em seu bojo o direito universal à educação básica. Entre seus três objetivos, inclui o preparo para o exercícios da cidadania, ao lado dos objetivos de pleno desenvolvimento do educando e suas qualificação para o trabalho. Assim, é na escola que crianças e jovens aprendem a participação ativa na vida da comunidade, em suas várias dimensões, preparando-se para sua atuação futura como cidadãos. Somente professores e professores ativos, críticos, investigativos, propositivos serão capazes de transformar a escola em um espaço de ações coletivas e democráticas. A reflexão, construção e reconstrução permanentes demandadas por essa escola podem se dar a partir de momentos de formação na perspectiva de comunicação freireana, entendida como uma troca de saberes emancipadores entre a universidade e a escola, organizada por ambas as comunidades. O propósito desta publicação, 10 anos de Encontro USP Escola, em 3 volumes, é apresentar uma experiência de construção deste diálogo, compartilhando sonhos e caminhos a serem caminhados. Neste segundo volume, essa perspectiva é apresentada com foco na Educação em Humanidades e Linguagens. AUTORES: Antonia Terra de Calazans Fernandes Bruna Fernandes Corrêa CamilaMendes Pinheiro Carina Reis Suzuki Cátia Justino da Silva Clarissa Ferreira Monteiro Clêmie Blaud Eliane Soares de Lima Gustavo André Táriba Brito Joyce do Nascimento Lopes Kátia Rosana Moreira da Silva Lisandra Cortes Pingo Lismara Carvalho Paiva Maria Angela Serri Francoio Maria Inês Batista Campos Silmara de Fatima Cardoso Silvana de Souza Ramos Thiago Jorge Ferreira Santos Thiago Moreira Correa Valdenor Silva dos Santos Valéria Nassif Domingues Victor Doutel Pastore Victor Sobreira