Rachel Ehrenfeld, experiente e corajosa jornalista americana, empreendeu aqui um ambicioso projeto: esboçar a extensa agenda do bilionário que, por uns, é o mais temido do mundo, e por outros, o mais respeitado — um bilionário que, em dada ocasião, chamou os Estados Unidos, com todas as letras, de “o principal obstáculo para um mundo estável e justo”: George Soros.
A pesquisa de Ehrenfeld — uma autora que, convém lembrar, já foi premiada internacionalmente por sua defesa da liberdade de expressão — demonstra como Soros usou seus recursos para minar o sistema de justiça americano, a soberania e a coesão social do país. Nesta descrição abrangente do que Soros faz através de sua (ironicamente chamada) Open Society Foundation, Ehrenfeld expõe não apenas a conduta obscura e multifacetada de George Soros, mas também os obstáculos que ele coloca no caminho de quem tenta expor os alicerces financeiros de suas diversas organizações.
O livro também mostra a ligação entre os investimentos de Soros e os movimentos radicais que transformaram o cenário político americano nas últimas décadas. Ficará evidente para o leitor como as “conquistas” de Soros só aumentaram a violência e a divisão no país, enfraqueceram-no por dentro e, ao mesmo tempo, reduziram sua influência externa.