Com A Arte da Performance, o leitor poderá entrar em contato com um gênero de arte cada vez mais praticado e, no entanto, ainda pouco entendido. Dada a importância simbólica, o poder ritual, o impacto emocional, o alcance antropológico e o envolvimento interdisciplinar de suas operações e realizações artísticas, esses eventos-ações apresentam intenso teor polêmico, atraindo o debate crítico e o interesse acadêmico. Não é de surpreender, pois, o fato de ter sido precisamente na New York University que o autor deste livro reuniu, em aulas, parte de seu material de análise, sendo a outra parte produto de sua larga reflexão sobre a questão. Esclarecendo as relações desta proposta de expressão criativa com suas predecessoras, como o happening, a body art e o dada, Jorge Glusberg discute o caráter híbrido da performance, a sua condição cênico-teatral e sua origem na dinamização das artes plásticas. Assim, pontua tanto os elementos da condensação ritualista quanto das sofisticadas extensões semiológicas que convergem e se sintetizam na efetuação performática. Ao mesmo tempo, são estudadas as obras de performadores como Joseph Beuys, Allan Kaprow e o grupo Fluxus, que puseram esta modalidade no foco da atual incorporação representativa das vivências humanas em seus múltiplos aspectos. Nascido na Argentina, Jorge Glusberg tornou-se conhecido como organizador de numerosos eventos no espetáculo da performance e por seus trabalhos crítico internacional de arte contemporânea, o que lhe proporcionou uma visão global do movimento artístico da modernidade e uma acurada percepção do papel da performance no seu contexto. J. Guinsburg e Renato Cohen