Primeira parte da trilogia que inclui A Cabala do dinheiro e A Cabala da inveja, A Cabala da comida discute a questao da obesidade sob uma perspectiva mais ampla, propondo uma reflexao sobre a alimentaçao como um aspecto complexo de nossas vivências, que vai muito além dos planos estético e médico.
No livro, o rabino Nilton Bonder, um dos mais importantes pensadores brasileiros da atualidade, analisa o simbolismo dos alimentos e o sentido das dietas dentro da tradiçao judaica. Alimentar-se é uma forma de comunicaçao entre o homem e o mundo, diz o autor. Longe de propor medidas artificiais ou sacrifícios vazios, a dieta sugerida pelo rabino considera a dimensao transcendente, e defende a troca equilibrada que satisfaz necessidades físicas e emocionais.
Para Bonder, uma boa dieta significa, em última análise, autoconhecimento, pois a forma e a saúde do corpo refletem nossa história espiritual e emocional. Tanto o peso quanto a gordura sao efeitos colaterais de questoes mal resolvidas em alguma dessas esferas. De nada adianta resolver somente o aspecto estético, é preciso trabalhar o equilíbrio entre mente, corpo e espírito. Só assim é possível chegar a um resultado duradouro.
Ter consciência da essência energética dos alimentos e de como eles sao produzidos, nao desperdiçar comida e praticar a moderaçao à mesa sao iniciativas que contribuem para o sucesso na batalha contra a obesidade e em favor do equilíbrio alimentar. O que A Cabala da comida nos mostra é que a própria vida pode ser vista como uma grande dieta, na qual precisamos estar em sintonia com a saúde, em todos os níveis.