Todos têm suas opiniões sobre como a política deveria ser. Mas quase ninguém se preocupa em estudar como a política realmente funciona. É como prescrever um medicamento sem antes fazer o diagnóstico!
Focar em como a política deveria ser é o papel da Filosofia Política. A Ciência Política, ao contrário, foca em como a política é de fato, para só depois, eventualmente, fazer prescrições. É essa a intenção deste manual.
Aqui você irá aprender Ciência Política, a fazer o diagnóstico; irá aprender que o Estado surge como Bandido Estacionário; que os impostos não existem para dar serviços, mas porque são um tributo imposto pelo vencedor à vítima; que existe um nível ótimo de tributos (Curva de Laffer), mas que estamos além dele por motivos políticos; que lobismo e corrupção ocorrem por causa de Rentseeking e Renda Política; que a regulamentação surge por causa de Captura, Bootleggers and Baptists e Money for Nothing; que o orçamento tende sempre a estourar pelos Custos Difusos & Benefícios Concentrados e pelo Dilema do Jantar; que todos os sistemas eleitorais são imperfeitos, que as campanhas eleitorais são muito bem planejadas por meio da Definição da Agenda e do Political Business Cycle; que seu voto tem pouquíssimas chances de mudar o resultado; que as eleições são decididas pelo Teorema do Eleitor Mediano, pelo Win-Set e pela Vantagem do Incumbente; que as minorias organizadas tendem a ganhar perante a maioria desorganizada; que movimentos sociais e revoluções tendem a frear seus ímpetos, a se hierarquizar pela Lei de Ferro da Oligarquia, e que as elites tendem a se manter no poder; que troca de favores para passar um projeto de lei não é uma anomalia, mas uma necessidade chamada Logrolling; que existe até uma “fórmula matemática” para formar governos de coalizão; que estudar política não é “achismo”, mas uma ciência.