Um avô volta do exterior a seu lar para visitar os filhos adultos. O filho é um fracassado. A filha está prestes a ter um bebê com o homem errado. Somente o avô, um patriarca orgulhoso, é perfeito — de acordo com ele mesmo, pelo menos.
Durante dez dias intensos, as relações dessa família caótica, mas completamente normal, desdobram-se e trazem à tona memórias dolorosas. Alguém tem que ceder. Mas o filho está atado ao pai por causa de um acordo que eles chamam de «a cláusula do pai». Será que a cláusula pode ser negociada? Ou ela deixará para sempre presos ao passado todos os envolvidos?
Com A cláusula do pai, o escritor Jonas Hassen Khemiri, vencedor de diversos prêmios literários, criou um romance afetuoso, engraçado e contundente sobre o que significa ser um bom pai, sobre a dificuldade de entender aqueles mais próximos de nós e sobre como às vezes é preciso coragem para apenas se manter por perto. Uma ode às famílias, às suas dinâmicas, aos seus limites e seus silêncios. Em toda a sua glória conturbada, o livro revela um dos maiores desafios da vida: como impedir que sua família defina seu destino.
*Finalista nos EUA do National Book Award para Tradução Literária*
Uma narrativa viciante sobre a paternidade contemporânea e a família moderna.
«Um bonito estudo da carência e da confusão familiar… Chega a doer de tão
inspirador.» Nikita Lalwani
«Corajoso e notável… Repleto de paixão e compaixão.» Dinaw Mengestu