O segundo volume de uma trilogia tanto para os que atuam e dirigem, quanto para os que apenas estudam teatro. Neste livro, a ênfase recai na atuação como arte e na arte como a expressão mais alta da natureza humana. Sua volta constante ao estudo da natureza humana é o que distingue aquilo que se tornou conhecido como o Sistema Stanislavski. É o alicerce de todas as suas teorias e a razão de estarem sempre sofrendo leves modificações: cada volta ao estudo dos seres humanos ensinava algo novo. Como ele diz do seu método neste livro: “não é uma roupa feita para enfiar e sair andando, nem um livro de cozinha onde só temos de achar a página e a receita lá está. Não, é um sistema total de vida”.Segundo o dramaturgo Dias Gomes, “Stanislávski hesitou muito em escrever esse livro. Sua hesitação se devia ao fato de temer a dogmatização de seu sistema, a sua transformação num formulário rígido e inalterável para a representação teatral. ”A preparação do ator e o próprio A construção da personagem não apresentam mandamentos para o ator, mas um sistema verdadeiramente criador, sujeito a permanentes revisões e adaptações à novas realidades.”Stanislavski não é a varinha mágica com a qual qualquer um poderá ser ator; mas, hoje em dia chega a ser absurdo que algum ator o desconheça. Ainda que não o adote, ainda que o recuse. A construção da personagem transcende o interesse estrito dos profissionais ou amantes do teatro. Na verdade, é o romance da fascinante aventura do homem em busca de um conhecimento maior de si mesmo e de seu semelhante.