Sinopse
Na atualidade, ante a situação em que se encontra a escola pública brasileira, com uma grande massa populacional de pobres que agora passa a frequentá-la, a necessidade da inserção do Serviço Social na escola se faz presente. Isso constitui uma exigência do capital em seu processo de reprodução ampliada, aliada à necessidade pela satisfação das carências materiais dessa mesma população. A polêmica discussão sobre a Política Educacional brasileira, o Serviço Social como profissão e a “relação entre necessidades sociais, demandas sociais, demandas institucionais e requisições profissionais do Serviço Social”, que está presente neste livro, ganha relevância na medida em que nos leva a refletir sobre o enfoque especial que é dado à pobreza pelos organismos internacionais, assim como sobre a demanda de inserção do Serviço Social no interior da escola – com seus programas e projetos –, como forma de atenuar os problemas advindos da desigualdade social e de combate à pobreza.
As reflexões contidas neste livro da Prof.ª Mayra de Queiroz Barbosa, a partir da apreensão dos aportes teóricos e políticos, nos fornece elementos para entender a constituição da Política Educacional, sua funcionalidade e limites no capitalismo nos dias de hoje; para suscitar o debate acadêmico no campo do Serviço Social, uma vez que a sua atuação profissional a partir do capitalismo dos monopólios está vinculada à execução das Políticas Sociais, em especial à Política Educacional; e para proporcionar aos usuários dos serviços educacionais uma discussão sobre as ações implementadas na escola e seu significado em termos de “qualidade e eficiência da Educação”.
As reflexões contidas neste livro da Prof.ª Mayra de Queiroz Barbosa, a partir da apreensão dos aportes teóricos e políticos, nos fornece elementos para entender a constituição da Política Educacional, sua funcionalidade e limites no capitalismo nos dias de hoje; para suscitar o debate acadêmico no campo do Serviço Social, uma vez que a sua atuação profissional a partir do capitalismo dos monopólios está vinculada à execução das Políticas Sociais, em especial à Política Educacional; e para proporcionar aos usuários dos serviços educacionais uma discussão sobre as ações implementadas na escola e seu significado em termos de “qualidade e eficiência da Educação”.
Ficha Técnica
Especificações
ISBN | 9788565540179 |
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Subtítulo | E A INSERÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
Pré venda | Não |
Peso | 300g |
Autor para link | BARBOSA MAYRA DE QUEIROZ |
Livro disponível - pronta entrega | Não |
Dimensões | 21 x 14 x 1.5 |
Idioma | Português |
Tipo item | Livro Nacional |
Número de páginas | 177 |
Número da edição | 1ª EDIÇÃO - 2015 |
Código Interno | 983532 |
Código de barras | 9788565540179 |
Acabamento | BROCHURA |
Autor | BARBOSA, MAYRA DE QUEIROZ |
Editora | PAPEL SOCIAL |
Sob encomenda | Não |