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Sinopse
Nas últimas décadas, imperaram na Educação Brasileira teorias pouco fundamentadas em estudos realmente científicos do comportamento humano. Por sua vez, essas abordagens idealistas e ineficientes só contribuíram para descaracterizar a função social da escola, desvalorizar seus profissionais e fazer despencar a qualidade do seu produto: o ensino formal. Essas teorias também contribuíram para instaurar o pessimismo, a depressão e a falta de perspectiva na classe docente, levando-a a uma crise:
falta de professores nas escolas;
desinteresse dos jovens brasileiros em seguir a carreira docente;
fechamento paulatino dos cursos de licenciatura;
adoecimento cada vez mais frequente dessa categoria de profissionais;
desistência e abandono da carreira pelos docentes mais jovens que, devido à pouca idade, ainda têm a chance de ingressar em outra profissão;
ocupação das salas de aula do ensino público por professores mal formados, desqualificados, despreparados;
epidemia de depressão e desalento dos professores em relação á sua vida profissional.
É um trabalho que nasceu da experiência docente da autora durante os últimos doze anos. De um lado, a prática diária em sala de aula e, de outro, a vivência nos meios acadêmicos educacionais levaram à constatação de que existem duas realidades muito distintas e distantes uma da outra em nosso país. E a pior constatação foi a de que muitos dos profissionais “teóricos” que deveriam lutar pela melhoria das condições do ensino brasileiro, fingem-se de sonsos por comodismo ou por incompetência. Isso tudo, por sua vez, levou a autora a um estado insustentável de choque, revolta e inconformismo que culminou com o episódio de sua admissão e demissão (voluntária), como psicopedagoga, do setor de apoio psicopedagógico da rede municipal de ensino de sua cidade.
O livro traz, ainda, sugestões para que, por meio de políticas públicas sérias e fundamentadas em estudos verdadeiramente científicos do comportamento humano, as condições de trabalho dos profissionais da área educacional e a qualidade do ensino público possam modificar-se positivamente, de maneira que nossas escolas sejam exemplos de qualidade e que permitam aos bons professores e bons alunos trabalhar sem ter, diariamente, sua dignidade ultrajada.
Ficha Técnica
Especificações
ISBN | 9788564530027 |
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Subtítulo | SER PROFESSOR DO ENSINO PÚBLICO NOS DIAS ATUAIS |
Pré venda | Não |
Peso | 197g |
Autor para link | BENEDETTI KÁTIA SIMONE |
Livro disponível - pronta entrega | Não |
Dimensões | 21 x 14 x 1 |
Idioma | Português |
Tipo item | Livro Nacional |
Número de páginas | 178 |
Número da edição | 1ª EDIÇÃO - 2013 |
Código Interno | 768323 |
Código de barras | 9788564530027 |
Acabamento | BROCHURA |
Autor | BENEDETTI, KÁTIA SIMONE |
Editora | BARRA LIVROS |
Sob encomenda | Sim |