De: R$ 0,00Por: R$ 74,90ou X de
Preço a vista: R$ 74,90
Calcule o frete:
Para envios internacionais, simule o frete no carrinho de compras.
Calcule o valor do frete e prazo de entrega para a sua região
Sinopse
A obra está organizada em onze capítulos, divididos em três partes temáticas: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PÓS-GRADUAÇÃO DA AMAZÔNIA BRASILEIRA; FORMAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA DIVERSIDADE DA AMAZÔNIA BRASILEIRA e; POLÍTICAS DE FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO, DOCÊNCIA, CURRÍCULO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA. A coletânea é o resultado do envolvimento coletivo de docentes e estudantes da educação superior e revela o compromisso com as questões educacionais da Amazônia, marcadas por políticas educacionais excludentes que reiteram a omissão de processos formativos específicos para a qualidade e equidade da educação na região. Esse cenário contradiz a riqueza do bioma regional e sua diversidade social, cultural e étnica.
Os/as autores/as problematizam a educação na Amazônia na perspectiva do campo da formação docente e suas interfaces. Os estudos, vivências e experiências expressos nos capítulos, em diferentes perspectivas teóricas e abordagens, ratificam o ensino, a pesquisa e a extensão enquanto tríade necessária na construção de saberes sobre a realidade educacional. Esta obra contribui para reflexões e avanços nos estudos sobre a educação na Amazônia, além estimular a intervenção, o enfrentamento e práticas pedagógicas que possam superar os desafios frente aos problemas educacionais que se agravam sobretudo atualmente, com a política de uma governança descomprometida com a educação de qualidade, crítica e reflexiva.
Nesta coletânea, os/as autores/as dialogam com estudiosos para evidenciar suas concepções na defesa da educação na perspectiva da transformação, da construção de identidades que superem a colonização de saberes hegemônicos. Os escritos desta obra apontam para a defesa da educação como direito público, igualitário, democrático e justo. A coletânea também simboliza o repudio ao pensamento negacionista da extrema direita, que tenta desqualificar os saberes constituídos na universidade, e, ao mesmo tempo, reivindica a construção do conhecimento científico socialmente referenciado, que busque superar a segregação, opressão e exploração. A obra reitera que a Universidade é o local de excelência de produção e de socialização dos conhecimentos e dos processos desenvolvidos sobre a educação.
Esta coletânea nos convida à sua leitura e espera contribuir com reflexões e práticas que apoiem o debate tão necessário sobre a Educação de qualidade, em especial em nossa Amazônia.
Ficha Técnica
Especificações
ISBN | 9788580545647 |
---|---|
Subtítulo | FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DIVERSIDADE CULTURAL |
Pré venda | Não |
Organizador para link | ANDRADE ANTONIA COSTA,RAMOS MAÉLY FERREIRA HOLANDA,PEREIRA EDNALDO COELHO |
Peso | 410g |
Livro disponível - pronta entrega | Não |
Dimensões | 23 x 16 x 1.6 |
Idioma | Português |
Tipo item | Livro Nacional |
Número de páginas | 310 |
Número da edição | 1ª EDIÇÃO - 2022 |
Código Interno | 1092248 |
Código de barras | 9788580545647 |
Acabamento | BROCHURA |
Editora | FINO TRAÇO |
Sob encomenda | Sim |
Organizador | ANDRADE, ANTONIA COSTA | RAMOS, MAÉLY FERREIRA HOLANDA | PEREIRA, EDNALDO COELHO |