Qual é a teoria da formação humana desenvolvida por Marx?. Esta é a pergunta que Caio Antunes busca responder neste livro. O desafio é grande, tanto pela complexidade do tema, quanto pela amplitude da obra marxiana. Contudo, o autor se desincumbe da tarefa com maestria, devotando-se ao estudo de uma ampla e variada gama de escritos que abrange quase cinco décadas da produção de Marx (de 1837 a 1881). Nesse percurso, equilibrando com exímia habilidade, rigor acadêmico e clareza na exposição, convida o leitor a adentrar, com ele, os meandros dos textos examinados, para que colha nas próprias fontes os fundamentos da argumentação edificada nos três capítulos que compõem a obra. Tal escolha metodológica, que, salienta-se, é também política, a converte em leitura utilíssima para veteranos e principiantes nos estudos marxistas. Respondendo à questão que o guia, Caio Antunes assevera que a referida teoria se constitui de três momentos, cada um dos quais centrado em uma ou mais categorias: o primeiro, na noção de trabalho; o segundo, na de trabalho alienado; o terceiro, nas de revolução e emancipação, ambas mediadas pela de consciência. Complementa, mostrando que é no contexto de sua reflexão sobre a formação humana que se pode compreender a posição de Marx e Engels sobre a escola, instituição historicamente fundamental no processo dessa formação. É tão fundamental que o capital não abdica de mantê-la protegida em sua situação de abandono e destroçamento. E, se é assim, adverte o autor, no mínimo essa mesma ordem de importância lhe deve ser dada pela classe trabalhadora, a quem cabe reconhecê-la como espaço de luta contra os processos educativos alienantes e pela construção de um novo projeto de formação, voltado para a emancipação revolucionária ou revolução emancipatória dos seres humanos. - Renê José Trentin Silveira (Texto de quarta-capa)