“A existência na filosofia de S. Tomás de Aquino” é um livro de Étienne Gilson que só existe no Brasil. Sua concepção data de 1956, quando o filósofo francês veio ao Brasil e, em São Paulo, proferiu seis conferências sobre o tema para o Centro Dom Vital. Ao partir, deixou os manuscritos com o prof. Geraldo Pinheiro Machado e instruções para traduzir e publicar um livro, que efetivamente foi lançado em 1962 pela Livraria Duas Cidades.
Seis décadas depois, a obra ganha nova edição com tiragem limitada, pela Editora Madamu. A tradução passou por revisão técnica conduzida pelo filho do prof. Geraldo – prof. Francisco de Ambrosis Pinheiro Machado e pelo prof. Carlos Arthur Ribeiro do Nascimento, que também assina nova tradução dos capítulos VI e VII. Foi feito um esforço para uniformizar as referências, bem como foram traduzidas algumas citações em latim.
Como disse o prof. Geraldo Pinheiro Machado, por ocasião do lançamento da primeira edição (1962), “este pequeno livro é obra de maturidade. A análise que o admirável filósofo transmitiu, aos 72 anos de idade, ao auditório interessado e atento de São Paulo, situa-se em linha ascendente no conjunto de sua obra; sob muitos aspectos é superior a todas que escrevera anteriormente, no mesmo gênero, sobretudo pela visão sintética em que apreende como que o “específico” tomista em Filosofia. Seja por esta, ou por outra razão, sente-se no opúsculo um espírito vigoroso e comunicativo.”