"A intimidade conjugal" é uma obra notável que reflete a profundidade e a sensibilidade do pensamento de Pierre Dufoyer sobre a vida conjugal. Destinada aos noivos prestes a casar, esta obra oferece uma orientação indispensável para iniciar e viver a vida matrimonial de maneira a alcançar a felicidade desejada, proporcionando à esposa a plenitude de vida que ela espera e cumprindo plenamente os fins providenciais do casamento.
Nesta obra, Dufoyer explora temas essenciais para a vida conjugal, destacando a importância da compreensão da psicologia feminina desde os primeiros dias do casamento. Ele enfatiza que a ignorância sobre a mente e os sentimentos da esposa pode comprometer a felicidade do lar, e oferece conselhos práticos para evitar esses erros.
No livro o autor propõe um diálogo franco com os homens sobre as particularidades da intimidade do matrimônio, tomando por base uma perspectiva totalmente masculina. Dufoyer apresenta formas de viver o casamento de maneira harmoniosa, levando o homem a compreender genuinamente a psicologia da esposa e a tratá-la com a consideração necessária para um matrimônio feliz.
Esta obra é profundamente psicológica, além de abordar aspectos espirituais e íntimos com discrição e delicadeza. Graças à sua clareza e ao imenso valor de seus conselhos, "O Livro da Esposa" é uma preciosidade para as leitoras e, junto com "O Livro do Esposo", vem preparando inúmeros matrimônios ao longo das décadas.