A releitura de clássicos é uma conversa que atravessa o tempo e o espaço, um diálogo que busca resgatar essências universais e conectá-las com o público e o contexto do local. Cada versão com características diferentes, cada versão renovando a força da fábula original.
Esta nova adaptação da "Revolução dos Bichos" busca aproximar leitores brasileiros da clássica jornada de libertação animal escrita por Orwell em 1945. Trazendo o drama para uma fazenda brasileira, com animais e situações regionais, mas mantendo o texto integral do clássico, a história ganha força e se renova para inspirar mais uma geração de leitores.
Se você nunca leu essa, que é uma das melhores novelas do Séc XX, a oportunidade chegou!
Como diz Ítalo Calvino: "A fábula, qualquer que seja sua origem, está sujeita a absorver alguma coisa do lugar em que é narrada – uma paisagem, um costume, uma moral, ou então apenas um vago sotaque ou sabor daquela região".
Sobre o autor: Leandro Franz é escritor e economista. Entre outros prêmios, foi vencedor do Frapa e 2º lugar no Guiões de Portugal. Possui 10 livros publicados, sendo os últimos: “A Pequena Princesa”, “No Útero de Paulo, o Embrião não Nascerá”, "Por Toda Vida, Carolina" e “120 dias de Corona”.
Trecho da obra:
?"Mas seria isso simplesmente a ordem natural das coisas? É porque nosso país é pobre que não temos uma vida decente? Não, camaradas, mil vezes não! O Brasil é rico, o clima é bom, produzimos riquezas mais que o suficiente para toda a população.
Então por que continuamos na miséria? Porque quase tudo o que produzimos é roubado pelos humanos. Os animais humanos são os únicos que consomem sem produzir.
Vocês, vacas e cabras, que vejo perante a mim, quantos milhares de litros de leite não produziram no último ano? O que foi feito com todo aquele leite que deveria alimentar seus filhos? Cada gota foi parar na goela dos inimigos.
E vocês, galinhas, quantos ovos puseram e quantos viraram pintinhos? Todo o resto foi parar na feira para gerar dinheiro ao Miguel e seus comparsas. E você, Olívia, cadê seus quatro filhos que deveriam agora te ajudar na velhice? Foram vendidos ainda crianças, você nunca mais os verá na vida.
E mesmo essas vidas miseráveis em que vivemos, nem nos deixam aproveitá-las até o final. Nenhum animal escapa de terminar na faca. Vocês, porquinhos, cada um de vocês irá berrar implorando pela vida em poucos meses. Todos somos destinados a esse horror – vacas, porcos, galinhas, cabras, todos.
Não ficou claro, então, camaradas, que todos os males da nossa vida vêm da tirania dos animais humanos? É só nos livrarmos deles que ficaremos com toda a produção do nosso trabalho. O que então devemos fazer? Trabalhar noite e dia, de corpo e alma, para derrubar a espécie humana! Esse é meu recado para vocês, camaradas: Libertação!"
Autor: Leandro Franz