Trata-se de uma pesquisa de grande envergadura que levantou minuciosamente e explorou detidamente fontes primárias e secundárias, o que se evidencia na bibliografia dividida entre 189 obras, as fontes secundárias, e 156 documentos, as fontes primárias, analisados ao longo do processo de investigação. Como resultado temos, à disposição, uma obra que nos permite ver com clareza a trajetória histórica da luta em defesa da educação pública com seus avanços e recuos, problemas e dilemas, soluções e impasses como preciosas lições a nos ajudar na luta que necessitamos continuar travando e que agora se torna bem mais renhida com a extrema direita que, tendo chegado ao poder, intenta nos impor o desmonte da educação pública em favor da iniciativa privada com sua inteira submissão aos mecanismos de mercado.
Tal circunstância impõe com urgência a reaglutinação de nossas forças na reconstrução dos Fóruns municipais, estaduais e nacional em defesa da educação pública dando um passo além: esses fóruns deverão arregimentar não apenas as organizações ligadas aos profissionais da educação; deverão abranger também os sindicatos de trabalhadores do campo e da cidade assim como os movimentos sociais populares de todo o país.
Enfim, para que a mobilização desse arco amplo dos fóruns em defesa da educação pública possa ocorrer com plena consciência de suas possibilidades e dos obstáculos a serem superados, recomendo fortemente a leitura e o estudo deste livro de Lucelma Silva Braga em boa hora lançado por iniciativa da emblematicamente denominada Editora Lutas Anticapital. (Dermeval Saviani)