Após quarenta anos de reflexão e de uma prática fundamentada na utilização terapêutica dos oligoelementos, o Doutor Ménétrier sintetizou em A Medicina das Funções as noções fundamentais de diátese e de oligoterapia catalítica reacional, que são os alicerces desta medicina funcional da qual ele foi o inovador.
Além do necessário conhecimento do lesional e através das noções reatualizadas de terreno, hereditariedade e receptividade às doenças, ele nos faz descobrir, compreender e conhecer o conjunto destes estados pré-lesionais, funcionais, anunciadores da patologia, que ele descreve e define nas suas quatro diáteses fundamentais.
Este grande trabalho clínico é complementado por um estudo detalhado da ação terapêutica dos oligoelementos, agindo não na qualidade de fontes quantitativas corretoras de carências, mas em doses infinitesimais no contexto de uma ação de regulação catalítica e reacional que corrige as disfunções. Pelo fato dos oligoelementos estarem atingindo uma aceitação cada vez maior, se fez importante reeditar esta obra.
A Medicina das Funções oferece aos médicos, que cada vez mais se confrontam na sua prática diária com uma sintomatologia funcional muitas vezes desconcertante, uma resposta nova e particularmente satisfatória no contexto de uma medicina de prevenção e de regulação.