Neste livro encontramos o exame abrangente e meticuloso da trajetória do Partido dos Trabalhadores no âmbito da educação. A importância do assunto é inequívoca: trata-se de um dos principais intelectuais coletivos a atuar, nas últimas quatro décadas, na arena do debate e das políticas públicas para a área no Brasil. A descrição bem documentada e a reflexão cuidadosa se fazem acompanhar da problematização arguta, o que permite ao autor nos oferecer uma contribuição sintética e crítica à compreensão da história recente do campo. Esse resultado é obtido através do recurso a diversas disciplinas no escopo das ciências humanas e sociais, como a geografia, a economia, a sociologia, a história e a filosofia, além da educação. Tal diversidade é indicativa da perspectiva da totalidade, que impulsiona o estudo para além das aparências, trazendo à tona determinações essenciais do fenômeno estudado. O resultado é um trabalho com capacidade explicativa ímpar, sobretudo em uma quadra histórica tão marcada pela rendição ao imediato, pela fácil adesão à fragmentação, pela capitulação a diferentes (e tão semelhantes...) modalidades de política do possível. Se o livro fosse apenas isso, já seria obra de se recomendar a todo estudioso escrupuloso do assunto. Mas há mais. Caio Andrade nos fornece novas peças ao inventário coletivo do caminho percorrido pela esquerda brasileira sob hegemonia da Estratégia Democrático-Popular. Essa tarefa, eixo em torno do qual se estrutura a coleção A revolução brasileira em debate, se apresenta como momento necessário no processo de superação dos impasses políticos, práticos e teóricos a que tal estratégia conduziu. Este livro é, portanto, obra indispensável ao estudo de quem permanece firme na construção de uma forma de sociabilidade livre da submissão da humanidade ao capital. - Victor Neves