Sinopse
Como Claude Lévi-Strauss afirma numa passagem desta coletânea de textos inéditos no Brasil, “dediquei a maior parte de minha vida profissional ao estudo da mitologia [...]. Assim, eu só podia me mostrar profundamente sensível à vitalidade que os mitos conservam no Japão”. Embora o autor de Tristes trópicos só tenha observado a cultura nipônica pela primeira vez in loco quando já era quase um septuagenário, seus vínculos pessoais com o país do sol nascente remontam à infância, quando começou a colecionar estampas de artistas como Hiroshige e Hokusai.
Os textos reunidos em A outra face da Lua resultam das cinco visitas que Lévi-Strauss fez ao Japão entre 1977 e 1988. Acompanhando pesquisas etnográficas no arquipélago de Okinawa, perambulando pelas ruas apinhadas de Tóquio e estabelecendo contatos com eminentes cientistas e artistas, ele renovou sua paixão pelas obras de arte, crenças, costumes e mitos japoneses. Segundo Lévi-Strauss, nos primeiros tempos da humanidade o arquipélago japonês atuou como uma espécie de mediador entre as culturas asiáticas e ameríndias. Assim, por sua localização geográfica e pelo singular apego de seu povo às tradições arcaicas, diversas ilhas preservaram resquícios do alvorecer cultural da espécie humana. Como nota dominante do livro, Lévi-Strauss procura explicar como uma sociedade que já foi considerada o exato contrário da civilização ocidental pôde se transformar num modelo de tolerância, preservação e inovação para todo o mundo.
Ficha Técnica
Especificações
ISBN | 9788535921397 |
---|---|
Tradutor para link | AGUIAR ROSA FREIRE |
Pré venda | Não |
Peso | 197g |
Autor para link | LÉVI-STRAUSS CLAUDE |
Livro disponível - pronta entrega | Não |
Dimensões | 21 x 14 x 1.2 |
Amostra de conteúdo | Metabooks | https://api.metabooks.com/api/v1/asset/mmo/file/c225239088b04e78b533be9e21c585c2?access_token=b44a17d6-3135-458b-b486-f2fbb39c12c5 |
Idioma | Português |
Tipo item | Livro Nacional |
Número de páginas | 128 |
Número da edição | 1ª EDIÇÃO - 2012 |
Código Interno | 690898 |
Código de barras | 9788535921397 |
Acabamento | BROCHURA |
Autor | LÉVI-STRAUSS, CLAUDE |
Editora | COMPANHIA DAS LETRAS |
Sob encomenda | Não |
Tradutor | AGUIAR, ROSA FREIRE |