Poderia a pedagogia ocupar-se com a formação para o autogoverno? A presente obra persegue esta questão ao tomar como fio condutor de sua reflexão a Pedagogia Geral de Johann Friedrich Herbart. A condição ontoantropologica de educável e o pilar sobre o qual o filosofo e pedagogo alemão edifica sua proposta de ação pedagógica, pensada sob a tríade do governo (Kinderregierung), da instrução educativa (erziehende Unterricht) e da disciplina formativa (Zucht). Esta tríade pretende proteger e salvaguardar a possibilidade de o sujeito realizar seu percurso formativo, assegurando a sua abertura ao mundo humano e das coisas, evitando que a infância seja subjugada por quaisquer razões. O sentido dado por Herbart a esses conceitos possui um sentido muito próprio, e em muitos momentos alvo de interpretações equivocadas e distorcidas. A ação pedagógica para o pedagogo e filosofo encontra seu fim na constituição de pessoas fortificadas em suas personalidades e capazes de se auto-governar. A presente obra soma-se a um movimento de reinterpretação e atualização do pensamento pedagógico-filosófico de Herbart como subsidio para pensar a formação humana diante dos desafios atuais marcados pela fluidez e efemeridade.