A História da província Santa Cruz a que vulgarmente chamamos Brasil, de Pero de Magalhães de Gândavo, foi a primeira obra publicada em língua portuguesa sobre o Brasil. Sua primeira edição data de 1576 e, além de inaugurar a historiografia e a geografia brasileiras – uma preocupação consciente de seu autor –, foi pioneira também ao apresentar a nova terra como um local aprazível e habitável, e não como um exótico palco de aventuras e perigos.
Ainda hoje, é um texto saboroso, vivo e surpreendente. Trata-se do relato de um viajante do Renascimento. Homem multifacetado e empreendedor, conhecedor do latim, Gândavo foi excelente historiador, atento aos aspectos botânicos, zoológicos, etnológicos e geológicos. O livro descreve engenhos, vilas e aldeias indígenas, bem como elementos da fauna e da flora locais ainda fantásticos a um primeiro olhar europeu. Registra ainda expedições aos sertões em busca de ouro, caracterizando um Brasil entre o selvagem e o civilizado, em que índios, colonos e jesuítas se enfrentam no desafio de habitar a terra.
Essa nova edição traz o texto modernizado – a partir do original de 1576 – por Sheila Moura Hue e Ronaldo Menegaz, responsáveis também pelas inúmeras notas esclarecedoras. Um verdadeiro esmero, completado pelo fac-símile de diversas páginas da edição original.
“(...) primorosa edição organizada por Sheila Moura Hue e Ronaldo Menegaz, com o erudito prefácio de Cleonice Berardinelli e um conjunto impressionante de notas esclarecedoras do texto.”José Mindlin, bibliófilo
“Regozijem-se, pois, os leitores em geral, pela oportunidade de poder, afinal, ter em mãos uma obra tão importante e injustamente tão pouco conhecida. (...) ‘Alvíssaras’, meus amigos!”Do prefácio de Cleonice Berardinelli