Depois de tantas vidas Bailey tem certeza de uma coisa: cachorros bonzinhos como ele vão para o Céu. Porém, antes que possa ter seu merecido descanso, esse cão de lealdade infinita recebe um pedido de seus antigos donos: ajudar uma família que precisa desesperadamente do amor de um cachorro para continuar unida.
Bailey sabe que, se deixar o Paraíso para trás, as memórias que tem de seus entes queridos serão apagadas — mas qualquer sacrifício é pequeno demais para auxiliar aqueles que precisam. Cumprindo como sempre sua promessa de tentar ser o melhor cão do mundo, Bailey parte em uma nova aventura.
Agora, Bailey é Cooper, um cachorro grande e brincalhão que é adotado por Burke, um menino paraplégico que o treina para ser um cão de assistência. Apesar dos sucessos nessa empreitada, Cooper ainda precisa lidar com os obstáculos encontrados pelo restante da família, como o fato de a mãe de Burke tê-los abandonado, a rebeldia cada vez maior de Grant, irmão mais velho de seu dono, e a dificuldade de Chase, pai dos dois, para manter a fazenda funcionando, sobretudo com as ameaças de uma empresa agrícola que deseja obter todas as terras da região. Dessa vez, porém, o cachorro não estará sozinho, pois Lacey, uma nova amiga, vai lhe fazer companhia durante sua trajetória. Esse cachorro cativante e sábio traz alegria, risadas e conforto à medida em que reconcilia uma família fragmentada pelos inevitáveis problemas da vida e encoraja seus donos a buscarem o amor.
A promessa de um amigo continua a jornada de Bailey, iniciada em Quatro vidas de um cachorro e Juntos para sempre — ambos adaptados com incrível sucesso para os cinemas —, e é mais uma história do autor best-seller W. Bruce Cameron, que nos mostra o papel fundamental que os cachorros têm em nossas vidas.