Este livro é peça fundamental para quem deseja entender as complexas relações do Teatro Brasileiro fora do eixo Rio-São Paulo. E a artista-pesquisadora Karina de Faria cumpre esta nobre função com maestria: discute a trajetória da atriz brasileira Celina Ferreira (1902-2001), ao mesmo tempo em que tensiona a história oficial das Artes do Espetáculo no Brasil, com uma narrativa poética-política que parte do Nordeste, mais precisamente de Senhor do Bonfim, no sertão da Bahia. Foi numa pequena rua denominada José Jorge, entre o centro e a periferia desta cidade de circos e teatros, que viveu Celina Ferreira, a mesma rua do também artista popular Zé da Almerinda. É certo que muitas das produções de artistas do Brasil profundo, estiveram eclipsadas por pensamentos e práticas excludentes. No caso de Celina, esta atriz de circo, teatro e rádio, especialmente pelo machismo, pelo preconceito regional e pelo epistemicídio. A grandeza de Celina é notória, da parceria criativa na estrada com o ator pernambucano Ferreirinha (Cia Regional) às novelas das rádios Excelsior e Sociedade, passando pelo picadeiro do Circo Fekete. Ela colecionou prêmios e construiu uma trajetória de sucesso, sustentando a si e à sua família, com seu ofício de atriz, entre as décadas de 20 e 60 do século XX. Que este livro, pérola para a bibliografia das artes da cena, inspire mais pesquisadores a buscar outros artistas e seus modos de interpretar, dramaturgias e casas de espetáculos, a partir dos seus rincões e das suas ancestralidades artísticas, porque contar a história de Celina, é recontar a história das Artes do Espetáculo no Brasil. Agora é com você, leitor-espectador, chegou a hora da virada de página. Que tal tirar o livro da estante desta livraria ou biblioteca e sintonizar nas ondas do seu capítulo predileto? Siga a saga de Celina! Dr. Reginaldo Carvalho – Líder do Grupo de Pesquisa e Extensão em Artes Cênicas do Semiárido Brasileiro – GruPANO, professor adjunto da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.