O título “A sua gôndola estica?”, de Raphael Figueira Costa, traduz o dilema que muitos varejistas enfrentam quando o assunto é a exposição de produtos e a gestão de espaço em lojas físicas. Além do sortimento regular da loja, os varejistas precisam encontrar espaço para milhares de lançamentos. Alguns produtos vingam, outros têm vida curta, mas sempre surgem opções para o consumidor. Então, o que fazer para encaixar as novidades se o tamanho da prateleira é estático? Por meio de ferramentas de planogramação e de gestão de espaço em loja é possível garantir a quantidade certa de cada item, além de criar um espaço mais lucrativo para o negócio, com menor risco de ruptura e, ao mesmo tempo, atrativo para o cliente e que ajude sua decisão de compra. Abordar de forma prática e objetiva como tais ferramentas podem se converter em soluções que facilitam o dia a dia do varejista e que trazem resultados concretos para suas lojas. Para Olegário Araújo, cofundador da Inteligência 360 e pesquisador da FGVcev - Centro de Excelência em Varejo da FGV/Eaesp e que assina o prefácio, o gerenciamento de espaço é vital para a definição do mix da loja, para o cliente, mas também para resolver problemas não recuperáveis no segmento varejista, como o excesso de estoque, que compromete o capital de giro e a ruptura, falta de produtos que leva a perdas não só de vendas, mas de clientes.