“O livro que temos em mãos é uma peça fundamental para o entendimento de um assunto que poucos realmente procuram entender e que muitos sofrem por seu consequente desconhecimento. A autora aborda com clareza, sensibilidade, inteligência e coragem um tema difícil e fundamental para a sustentabilidade do sistema de saúde e o cuidado de pacientes com doenças graves a partir de pesquisa sobre pessoas com câncer avançado.”
Munir Murad Jr., oncologista e paliativista
“Foi com Cynthia que aprendi o significado da palavra cuidado paliativo: sentada no sofá de casa, lendo para minha mãe as palavras sempre didáticas dessa pesquisadora e escritora que comunica a partir do coração. Embora neste livro as verdades trazidas pela autora não sejam fáceis de ouvir, cada sentença chega com o cuidado que só existe em abraços afetuosos em momentos difíceis. Este livro é um exemplo de que direito à informação deve ser acessível a todas as pessoas, deve tocar sem gerar sensacionalismo, e deve trazer a verdade sem perder de vista as diferentes opiniões, medos e crenças. É possível ler em uma tarde, mas é preciso estar com a cabeça e mente abertos para o processo de finitude. Até o fim desta leitura, tenho certeza de que o direito a uma morte digna passará por você tanto quanto o desejo ao bem viver.”
Jéssica Moreira, escritora e jornalista
“Cynthia viu o problema de alimentarmos uma falsa esperança, de sermos enganados em relação a tratamentos e prognósticos. E é sobre essa questão, em grande parte cultural, que ela trata nesta obra. Vem de uma dificuldade em comunicar a perspectiva de morte com clareza e sinceridade, de expor prós e contras de cada tratamento, informar estatísticas e pesquisas científicas. Dar o remédio pode ser, muitas vezes, o caminho mais fácil. Mas não o melhor para o paciente.”
Camila Appel, jornalista, roteirista e fundadora do blog Morte sem Tabu