Entre os softwares mais utilizados em um computador estão os gerenciadores de bancos de dados. Criar e editar um banco de dados faz parte das atividades de profissionais que trabalham com o desenvolvimento de sistemas. Apesar das diversas opções desse tipo de software, o Access é um dos programas mais utilizados nas atividades que envolvem o desenvolvimento de banco de dados eficientes. Ele possui ferramentas e modelos que permitem a criação de inúmeros tipos de sistemas para organizar e controlar dados e informações de estoque de produtos, contatos profissionais ou atividades comerciais, por exemplo. O Microsoft Office Access 2013 apresenta uma interface baseada no Windows 8, o aprimoramento de ferramentas e a integração de serviços na nuvem (online), permitindo que as apresentações possam ser acessadas de qualquer lugar. Ele pode ser utilizado em equipamentos com tela sensível ao toque e possui integração com aplicativos de redes sociais e serviços de imagens online. O livro Access 2013 – Relacionando Ideias possibilita uma compreensão gradativa dos comandos e ferramentas do software. Entre os tópicos abordados estão: as novidades da versão 2013, a janela do programa, a barra de ferramentas de acesso rápido, termos e conceitos usados em um banco de dados, a criação de tabelas, a inserção de informações no banco de dados, a configuração dos campos da tabela, regras de nomenclatura, os tipos de consultas, a edição de dados de uma consulta, a utilização de formulários para a entrada de dados, a inserção de controles em um formulário, a produção de relatórios, a automatização de tarefas no banco de dados através de macros ou de códigos VBA, a adição de funções através de programação, a criação de módulos, a importação e a exportação dados, entre outros itens. O livro possui vários exemplos que ilustram os textos e uma proposta de criação de um banco de dados como exercício prático, visando à fixação dos principais tópicos abordados.