O surgimento de novas tecnologias somado às novas exigências do mercado, a partir da última década do século passado, trouxe muitas alternativas para a busca da excelência em todos os níveis organizacionais. Antes, conquistar a alta performance se limitava a novas incursões, via cursos, seminários, work shops e atividades semelhantes. Hoje, os novos tempos trazem exigências de permanente maior velocidade, incessante necessidade de obter mais competência, maior presença de mercado e sempre rapidez na solução de problemas.
As novas técnicas do mundo virtual deram nova velocidade e nova lógica ao relacionamento entre empresas e pessoas e, com certeza, nova roupagem às ações estratégicas das empresas. É certo que as ações estratégicas têm de ser projetadas, mas considerando esse novo mundo que insistimos em falar.
Os profissionais recentes no mercado ou muito próximos ao seu ingresso têm de estar preparados para essa nova empresa, que, por sua vez, tem de estar preparada pra o enfrentamento de novos e amplos desafios. Enfim, o mundo dos negócios está muito mais turbulento, muito mais incerto e exigindo uma competência nunca antes imaginada.
Diante desse panorama, este livro pretende analisar e imaginar alternativas para essa nova realidade, ou seja, como enfrentar essas novas demandas e propor novos caminhos. Cite-se como exemplo que o número de empresas brasileiras desejosas de presença (ou maior presença) no exterior cresceu de forma impressionante e já não é mais possível imaginar que basta conquistar mais mercados, mas sim conquistar e manter mais novos mercados.
Livro recomendado para disciplinas que abordam temas essenciais para a compreensão da gestão empresarial nos cursos de graduação em Administração de Empresas. Também indicado para cursos de pós-graduação (principalmente mestrado) e lato sensu que envolvam a teoria e a prática sobre ação estratégica.