Este livro foi escrito com uma linguagem direcionada aos estudantes de Engenharia, pois eles têm a necessidade de compreender a formação do pensamento administrativo e, simultaneamente, visualizar a materialização dos princípios e mecanismos. Dessa forma, os capítulos abrangem assuntos como o layout de fábricas, a diversidade de configurações de empresas, as especificidades da pequena empresa e contextos culturais nos quais as teorias surgiram imprescindíveis à formação dos estudantes. Houve também uma preocupação dos autores de incluir roteiros de aprendizado, que explicam diferentes etapas do processo de aprendizado. Além disso, o conteúdo deste livro possui características que o distinguem de um livro-texto comum: • baseado na aprendizagem ativa; • explora diferentes mecanismos de aprendizado; • permite a compreensão interdependente das ideias fundadoras da formação pensamento administrativo. O objetivo instrucional desta obra é que o leitor seja estimulado a pensar de forma independente, para integrar informações e conceitos de diferentes áreas do conhecimento. As ilustrações com o traço à mão enfatizam o desenho como uma segunda linguagem técnica do livro, própria da formação do engenheiro.