A 2ª Edição do livro ADMINISTRANDO MICRO E PEQUENAS EMPRESAS combina as experiências acadêmicas e profissionais de seus autores e incorpora com maior profundidade os conceitos de empreendedorismo e gestão. Apresentando sólidos fundamentos teóricos aliados à pratica da administração no dia a dia, este livro pode servir tanto às escolas de negócio como aos empreendedores que desejam ampliar seus conhecimentos. O livro tem a intenção de ser um aliado das micro e pequenas empresas no que diz respeito a sua gestão, mas também estimular o desenvolvimento da visão empreendedora e do aproveitamento das oportunidades dela decorrentes. Evidencia ainda a importância da inovação e atualização diante das constantes mudanças que ocorrem no ambiente empresarial, para que as empresas fortaleçam suas marcas e sejam reconhecidas por oferecer produtos e serviços inovadores e diferenciados ao seu público-alvo. O livro apresenta duas partes distintas, a primeira, mais teórica, apresentando um aprofundamento dos conceitos que serão utilizados na segunda parte, nos capítulos que tratam do efetivo gerenciamento da empresa: plano de negócios, gestão financeira, de marketing, de pessoas além do destaque aos aspectos legais e à gestão da qualidade, produtividade e excelência. Este livro tem por missão contribuir para que as MPEs se tornem sustentáveis e continuem a contribuir para o desenvolvimento das regiões onde estão inseridas e também do país, uma vez que essas empresas representam aproximadamente 99% dos estabelecimentos formais e são responsáveis por cerca de 52% dos empregos com carteira assinada no país.