O presente livro, que é fruto de uma pesquisa de doutorado pautada na pesquisa bibliográfica, centrou-se em analisar o impacto das medidas socioeducativas na vida dos adolescentes e as possibilidades de desenvolvimento ofertadas ao adolescente no contexto dessas medidas. E como objetivos específicos, destacam-se: analisar como a Psicologia Histórico-Cultural pode contribuir para a análise da adolescência no contexto das medidas socioeducativas; compreender o processo de desenvolvimento da adolescência na teoria eleita; analisar as medidas socioeducativas e as legislações para adolescentes em conflito com a lei; destacar possibilidades e proposições de intervenção do psicólogo frente à adolescência e às medidas socioeducativas. A tese defendida neste trabalho é a de que, para o desenvolvimento ocorrer em suas máximas possibilidades e de forma emancipadora – que, no caso da adolescência, seria por meio do pensamento por conceitos –, precisa ser oferecida a possibilidade de apropriação de objetivações que são concretizadas historicamente pelo homem através das gerações, ao longo da humanidade. Para que o indivíduo possa dominar o sistema de referências do contexto em que vive e objetivar-se como sujeito ativo e participante desse contexto, é preciso que sejam ofertadas condições e mediações necessárias na particularidade até que ocorram apropriação e objetivação que permitam a formação de um sujeito ativo, com uma formação integral. Assim, a Psicologia Histórico-Cultural oferece subsídios para entender a adolescência compreendendo este sujeito singular com suas vivências, necessidades e motivos, em relação com sua constituição social e cultural, que leva ao entendimento também da violência, do ato infracional e da constituição social desse adolescente em determinado contexto, e a relação com seu ato posto em uma determinada circunstância. Para a socioeducação materializar ações condizentes com o aspecto pedagógico e que promovam desenvolvimento, primeiramente é preciso rever seus fundamentos pedagógicos, e no aspecto do desenvolvimento urge que se assuma uma concepção de desenvolvimento e constituição humana que traga inúmeras possibilidades aos indivíduos.