Ali Babá, suas aventuras e a morte dos 40 ladrões é uma das mais fascinantes histórias do livro das Mil e Uma Noites das Arábias.
As histórias de As mil e uma noites foram contadas pela esperta heroína Sherazade ao sanguinário sultão Shahriar do mais importante reino do Oriente. Após descobrir que fora traído pela sua mulher com um dos seus escravos, ele decide casar-se cada noite com uma jovem diferente, matando-a ao amanhecer para nunca mais ser traído. Sherazade, a linda e impetuosa filha do grão-vizir, decidiu conquistar definitivamente o sultão e assim pôr fim a toda aquela matança. Ela fez com que as noites se multiplicassem contando-lhe histórias fascinantes cujo final sempre deixava para noite seguinte. Quando chegou à milésima história, disse: “não tenho mais histórias para lhe contar, mas antes de ordenar minha execução, precisa conhecer nossos filhos; desde que nos casamos eu já lhe dei três varões, mas estava tão encantado com minhas histórias que nunca tomou conhecimento disso.”
A história de Ali Babá é o principal clássico que foi eternizado ao longo dos séculos e sempre fascinou crianças e adultos. Aqui ela é contada de forma simples e objetiva pelo autor.