A busca pela sabedoria reserva ao homem tanto amores quanto dissabores. Por um lado, é capaz de oferecer conhecimento, instrução e sentido. Por outro, ela é incompleta se fechada à fonte da verdade, que é Deus. Com efeito, segundo Santo Tomás de Aquino, o objeto da sabedoria é duplo: em primeiro lugar Deus e as coisas divinas; em seguida, as coisas deste mundo na medida em que se relacionam com Deus.
Com o dinamismo, a didática e a erudição que caracterizam a ensaística de Victor Sales Pinheiro, Amor à Sabedoria é uma coletânea de textos que prefaciam e introduzem autores clássicos e modernos que integram a rica tradição intelectual católica, a fim de tornar Cristo, a Sabedoria de Deus, mais conhecido e amado. Palmilhar a sabedoria sem esses guias “seria tão inócuo quanto, desprezando a ciência da cartografia, sair a mapear o planeta sozinho”.
Portanto, este livro dialoga com autores da filosofia (como Sertillanges, Frankl, Chesterton, Corção e Kreeft), teologia (como Santo Agostinho, Sheen, Saenz, Amorth e Kempis) e literatura (como Homero, Sófocles, Dante, Dostoiévski e Manzoni), convidando à reflexão sobre as relações entre fé, razão e cultura, como formas privilegiadas de contemplação de Cristo, o Logos de Deus.