Este livro apresenta de forma didática e aprofundada elementos de análise e design orientados a objetos para o desenvolvimento de sistemas de informação. A área de desenvolvimento de software para sistemas e informação tem evoluído nas últimas décadas ao redor da Linguagem de Modelagem Unificada (UML) e do Processo Unificado (UP), adotados como padrões internacionais pelo Object Management Group (OMG). Mesmo os métodos de desenvolvimento ágil atualmente utilizam orientação a objetos como o paradigma dominante. O livro é voltado para profissionais de computação (analistas, designers e programadores) e estudantes de computação, tanto em nível de graduação quanto de pós-graduação, com pelo menos um conhecimento mínimo em desenvolvimento ou modelagem orientada a objetos. Iniciantes e profissionais com experiência encontrarão neste livro um guia útil para melhorar a qualidade de seus projetos. O livro foi escrito para ajuda-los a obter o melhor design possível. Em contraste com o que ocorre com o modelo Waterfall (Royce, 1970), no qual as atividades de análise e design ocorrem sequencialmente, modelos iterativos como o UP propõem que estas atividades (também chamadas de disciplinas) possam ocorrer com maior ou menor ênfase em qualquer fase.