Prefácio - No ano de 1971, a Anatomia Odontológica foi marcada pelo lançamento do livro Anatomia Dentária, de autoria de Milton Picosse, obra que veio suprir uma grande deficiência no estudo do órgão dentário.
À época, o professor Picosse era Titular do Departamento de Anatomia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo e, apesar de não ter formação odontológica, encantou-se pela anatomia do dente, conhecimento fundamental para o tratamento reabilitador em Odontologia.
Nesta obra, contou com a colaboração de professores da área, cirurgiões-dentistas, do mesmo departamento: participaram da primeira edição, os colegas Elio Romano Villi, Bertha Rosenberg, Arnaldo Vieira dos Santos, Mário De Francisco, Silvio Simões e José dos Santos.
O sucesso dessa publicação traduziu-se pelas seguidas edições (uma segunda em 1977; a terceira em 1979 e a quarta e última, em 1990), tendo esta quarta edição se esgotado em 1995. Durante os preparativos para uma quinta edição, o Prof. Picosse, infelizmente, veio a falecer.
Por um longo período, eu, seu filho, fiquei desanimado em dar sequência à uma nova edição e, durante 23 anos, o livro ficou esgotado, a despeito de ser continuamente indicado pelas escolas odontológicas do País.
Agora, por estímulo do colega Edson Aparecido Liberti, Prof. Titular do nosso Departamento, concordamos em lançarmos uma nova edição, com diferenças evidentes, na tentativa de otimizar o que sempre foi bom. Dessa forma, capítulos foram adequados ao conhecimento atual; outros foram retirados do texto original por pertencerem a áreas específicas e outros, ainda, adicionados. Portanto, a repaginação teve o intuito de tornar mais fácil a leitura e adicionar novos conhecimentos à luz da ciência atual.
Com certeza, será uma leitura bastante agradável para os alunos, tornando seus estudos mais aprazíveis e interessantes, contribuindo, desta forma, para um aprendizado mais eficiente e sólido.
Luís Ronaldo Picosse