Coletânea que celebra os 90 anos de um dos maiores mestres do cinema, reúne onze textos de pesquisadores de várias partes do mundo, que estudam o cinema de Andrei Tarkóvski. Nosso objetivo, além de contribuir com os estudos do cinema em nosso país, é aguçar o interesse das pessoas menos familiarizadas com a linguagem do cineasta soviético, mas também subsidiar os estudos de pesquisadores mais experientes. A título de exemplo, segue uma das inéditas abordagens que constam neste livro: Há tempos pesquisando os arquivos do diretor, mantidos no Instituto Internacional Andrei Tarkóvski, em Florença, a italiana Cristina Mateucci, estuda os manuscritos que originaram o roteiro de Nostalgia (1983), penúltimo filme de Tarkóvski, com roteiro dele e de Tonino Guerra. Focada nas notas de ambos sobre o personagem Domenico, Cristina investiga o fenômeno de iuródstvo, um tipo de "loucura" característico do cristianismo ortodoxo russo, cujos traços a pesquisadora identifica no personagem de Tarkóvski, o que o aproximaria de alguns personagens presentes nas obras de Dostoiévski, com ênfase em O Idiota, Os demônios e Os irmãos Karamázov. Além de passarem a conhecer aspectos particulares da cultura eslava contidos no cinema de Tarkóvski, nossas leitoras e leitores entrarão em contato, pela primeira vez, no Brasil, com a gênese deste que foi o penúltimo filme de Tarkóvski. Ao reunir esse conjunto de textos, na maioria inéditos, objetivamos trazer ao público brasileiro, uma pequena amostra do que há de mais provocador nas recentes e notáveis pesquisas sobre o cinema de Andrei Tarkóvski. O livro tem o intuito de contribuir com pesquisas já em curso em nosso país e, ainda, motivar jovens pesquisadores para que tomem contato com a obra de Tarkóvski e observem possíveis níveis de conexões entre as camadas de temporalidades históricas que o cineasta apresenta por meio de sua construção poética, e a crescente complexidade do cenário mundial.