O aprendizado sobre as emoções de forma lúdica no método de Iara Mastine e Cristiane RayesPsicólogas desenvolveram um livro de bolso, em formato de cartas, lançado pela Literare Books International, para instruir pessoas de qualquer idade a ampliar o autoconhecimento e promover o encorajamento de forma leve e agradável.
A experiência com a psicologia aponta a necessidade de um olhar positivo para trabalhar o autoconhecimento, a confiança e o encorajamento.
Os desafios diários, a correria, o excesso de atividades e informações revelam uma sociedade que muitas vezes não olha para si mesma, ou seja, não dá a devida atenção para suas necessidades e atitudes.
Em decorrência desse contexto, Iara e Cristiane deram origem ao AnimAção, o compilado de cards informativos que usam a abordagem recreativa para favorecer o reconhecimento de suas características positivas. Para que as pessoas resgatem o que tem de melhor em si, refletindo em suas formas de ser e agir.
A ideia é saber valorizar, mediar e usar cada peculiaridade sabiamente. O nome dado às cartas é referente ao seu conteúdo: as analogias de características são feitas com animais – que é o fator lúdico desse aprendizado (o que possibilita o uso da ferramenta em todas as idades). O termo “ação” cabe ao auxílio dado: para incrementar suas forças e virtudes é preciso agir.
Assim como há uma variedade na fauna, há uma diversidade no comportamento de cada ser humano. A relação feita entre os componentes do reino animal é muito concreta e se torna eficiente ao destacar as qualidades para criar um elo com o leitor. O coelho, cachorro, beija-flor, hipopótamo e mais 46 animais são exemplos de instintos, hábitos e maneiras de se comportar que cabem a muitas pessoas, e cada qual com sua individualidade promoverá uma identificação. Os desenhos são projetados em cores leves, com traços meigos e, apesar do conteúdo divertido, o material não é apenas infantil: suas lições foram projetadas para um público amplo, de qualquer idade. Os cards foram desenvolvidos para aqueles que queiram aprimorar o que há de melhor em si e aprender mais sobre o funcionamento de outras pessoas, como se relacionar com estas e muito mais.