A história do Trevisan se confunde com a história da Contabilidade no Brasil. E, nela, o seu respeito e admiração por Luca Pacioli e Fernando Pessoa. Trevisan não foi um acadêmico com análises teóricas e empíricas sobre esta disciplina – no sentido tradicional do termo –, mas contribuiu, fundamentalmente, para a divulgação da Contabilidade, a defesa da profissão e da sua opção como formação profissional para jovens brasileiros. Trevisan sempre ressaltou a importância da Contabilidade no mundo corporativo e no setor público. Não é exagero afirmar que, no período recente, nenhum outro profissional da Contabilidade exerceu este papel com tamanha maestria, desenvoltura, dedicação e abnegação.
Este livro compreende depoimentos escritos por amigos e por profissionais que compartilharam a longa jornada de Antoninho Marmo Trevisan no seu entendimento, defesa e divulgação do Brasil, do brasileiro, da empresa brasileira e da Contabilidade.
O livro também traz uma compilação de dezenas de artigos escritos por Trevisan, a partir de 1983, sobre os mais variados temas. Escritos em linguagem leve – e, muitas vezes, crítica – abordam temas do cotidiano brasileiro. São um testemunho não apenas a respeito do país, mas da sua capacidade em entender com profundidade e propor soluções para as mazelas macro e microeconômicas que atormentam o seu desenvolvimento sustentado e, em particular, o da empresa brasileira. São artigos atuais que não revelam a vidência do seu autor, mas, acima de tudo, a sua capacidade de refletir sobre problemas estruturais.