Este livro conta o percurso do Francisco, um jovem estudante com Trissomia 21, que um dia perguntou se não podia tirar um curso superior. A pergunta inquietou os pais que não tinham sequer considerado essa possibilidade, mas que se uniram na conceção e na aplicação das ferramentas cognitivas certas para o Francisco aprender e dominar o onhecimento. O Francisco entrou num curso superior, onde tem tido um percurso de aprendizagem de mérito! Para Professores, Educadores e Pais A presente obra apresenta um conjunto de ferramentas cognitivas que, ao serem aplicadas desde cedo na prática educativa, podem contribuir para a tão desejada escola inclusiva de uma forma muito simples. Escrito na primeira pessoa, este manual reúne o conhecimento científico com a experiência adquirida e testada no processo de apoio direto a um aluno com necessidades humanas de apoio cognitivo, demonstrando que jovens com deficiência poderão desenvolver o seu potencial de aprendizagem e adquirir autonomia e uma vida independente, sendo úteis à sociedade, terem uma profissão e ganhar o seu próprio salário, sem depender, como ainda é costume, dos rendimentos da família ou de apoios. Em suma, um livro que se constitui como um valioso contributo para a problemática da deficiência cognitiva e que servirá de referência e fonte de informação para as instituições de ensino e famílias confrontadas com o mesmo tipo de desafio, pois aprender é para todos! 46 ferramentas cognitivas explicadas O que é? Quando usar? Como aplicar? Árvores de decisão Bases de dados Comunicação por correio eletrónico Conferências assíncronas e síncronas Diálogo simulado Ensaio autobiográfico Folhas de cálculo Guião Hipermédia Li